sexta-feira, 27 de março de 2009

O Handebol

O handebol é uma modalidade desportiva criada em torno de 1915, pelo alemão Karl Schelenz, sendo uma adaptação do futebol em que duas equipes, cada qual composta de sete jogadores, tenta marcar gols com as mãos. O único jogador que pode utilizar os pés para tocar na bola é o goleiro.
O esporte encontra-se em fase de ascensão no Brasil, apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. Chegou ao Brasil em 1930 e faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1972.
É muito praticado nas escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão para o handebol, e ainda proporciona aos professores a possibilidade de educar pelo jogo.
Inicialmente o handebol era jogado apenas por mulheres, mas passou a ser praticado pelos homens logo depois de sua criação e popularização.
Cada partida do jogo tem dois tempos de trinta minutos para os homens e vinte e cinco para as mulheres. A bola é movimentada através de passes feitos com as mãos até chegar à área do gol adversário, onde o objetivo é arremessá-la ao gol, afim de fazer a bola atravessar completamente a linha, caracterizando assim o gol. Dar mais de três passos com a bola na mão, arrancá-la do adversário e pisar a área do goleiro adversário com ou sem a bola, são algumas das situações consideradas como falta.
Suas características, facilidade na aprendizagem e execução natural dos fundamentos, permitem a aplicação da velocidade, movimentação, força nos arremessos e habilidade no manejo da bola. É também um esporte que não tem limites de substituições(tendo que respeitar uma área de 4,5 m.), podendo assim o time ter atletas para defesa e outros para o ataque, tornando o jogo mais dinâmico e competitivo.

2 comentários: